Foto: Getty Imagens

-29/04/2023-



A primeira Sprint com o novo formato começou depois de uma classificação morninho, em que Charles Leclerc garantiu a segunda pole position do final de semana.
A corrida começou com Leclerc mantendo a pole, enquanto Max Verstappen foi ultrapassado sem dificuldade por Perez. E após uma disputa com Russel, que causou um "pequeno" dano no assoalho do seu RB19, Verstappen caiu para P4.
Na primeira volta, Yuki Tsunoda, que já tinha tido um toque na largada e estava com o carro totalmente desalinhado, teve um segundo toque, dessa vez no muro. Isso causou a quebra da roda traseira esquerda e o seu pneu seguiu a vida sozinho, levando a um bandeira amarela e posteriormente ao Safety Car, para resgatar o pneu e limpar os detritos que ficaram na pista. As imagens do carro de Tsunoda são excelentes, quem não assistiu, por favor assista.

Um adendo: houve uma demora absurda para chegarem no local do toque e recolherem os detritos. Sabemos que essa parte do final de semana é de responsabilidade do circuito, mas a F1 não pode permitir esse tipo de demora, especialmente em uma Sprint, que agora é independente e tem tudo para ser mais emocionante.

Após duas voltas, o Safety Car retornou aos boxes, Leclerc largou bem e conseguiu manter a primeira posição, com Perez em segundo e Verstappen, após ultrapassar Russel, retomando a terceira colocação. Lewis Hamilton perdeu duas posições ao ser ultrapassado por Carlos Sainz e Fernando Alonso. Alexander Albon levou sua Williams a P8. Falando em Williams, seu outro piloto, Logan Sargeant, não participou da Sprint depois da batida que teve no SQ1.
Na volta 7, assim que foi liberado o uso do DRS, Perez aproveitou o vácuo e a asa móvel para assumir a liderança da corrida. E diferente do que esperavamos, em vez de Leclerc dar o troco, começou a pressionado por Vertappen, que estava em P3 com menos de 1 segundo de diferença.
Durante as voltas 11 e 13, Lando Norris e Esteban Ocon pararam nos boxes para trocar os pneus e ficaram em P17 e P18, respectivamente. Eu entendi? Não.
Depois de 17 voltas completadas, chegamos ao final da primeira Sprint do ano. E embora não conte para as estatísticas, Sergio Perez venceu mais uma corrida de rua, mostrando que ele gosta desse tipo de corrida. Charles Leclerc ficou em segundo lugar, e Max Verstappen em terceiro (e depois dizer que o carro da RedBull não é tão bom assim. Sei hahah).

Mas na F1, nada acaba quando a corrida termina e Verstappen resolveu ir tirar satisfação com George Russell sobre o incidente na primeira volta, e essa cena se tornou o momento da corrida. Verstappen se exaltando por algo que ele próprio já fez algumas vezes e Russell simplesmente virou as costas e saiu andando.

Agora que o burburinho da nova sprint acabou, amanhã teremos nossso GP normalmente.
Se eu realmente gostei do fomrato? Posso dizer que sim, apesar de achar que Baku não é o circuito para uma Sprint, então acredito que nas próximas teremos muito mais emoção.