Foto: Instagram

-28/05/2023-


 Mais uma corrida em Mônaco, mais uma corrida que mostra como Mônaco é chata e defasada para os carros atuais. Mas sim, eu acho que deve continuar no calendário, afinal temos tantas outras chatas, e Mônaco é histórico. Faz parte da maior conquista do automobilismo, a Tríplice Coroa.

 Agora, falando do que interessa, a corrida.
 Mais uma vez, a Red Bull e Max Verstappen mostraram que estão prontos para as taças de 2023. Max fez uma corrida limpa, sem erros ou loucuras, com estratégia perfeita e um carro equilibrado. Ele terminou com mais de 20 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Fernando Alonso, que apesar do erro da equipe durante o pit stop, quando em vez de colocar pneus de chuva intermediários, colocaram pneus médios, fazendo-o parar novamente, conseguiu manter de forma tranquila o P2. Oh, Aston, ajuda a gente a não ter uma Red Bull em P1!
 Completando o pódio, meu voto de piloto do dia e de muitos outros Esteban Ocon, que saiu da P3 após a punição de Charles Leclerc. Ele sofreu muita pressão de Carlos Sainz no início, teve que superar o erro da equipe no pit stop e lidar com Lewis Hamilton na sua cola e se manteve firme na P3, conquistando seu terceiro pódio da carreira - valeu a bronca dos chefes, hein?

 Em P4 e P5, tivemos Lewis Hamilton, que inclusive fez a Volta mais Rápida, e George Russell, mostrando que as atualizações estão no caminho certo.
 A Ferrari mais uma vez errou com seus pilotos, demorando muito para fazer o pit stop de Carlos Sainz, que chegou a escorregar e quase encontrar o muro quando a chuva começou. Ela fez um bom pit stop duplo, mas que resultou em um P6 para Charles, mesma posição de largada, e um P8 para Sainz, que terminou atrás de Gasly. Com isso, a Alpine teve seu melhor final de semana do ano.
 Quem também teve um ótimo dia foi a McLaren, que pontuou com seus dois pilotos: Norris em P9 e Piastri em P10.

 Destaques negativos para Perez, que largou em P20, fez 362 paradas nos boxes, fazer o que? bom, não sei exatamente e acabou levando duas voltas de seu companheiro de equipe. E para Lance Stroll, que saiu da P14 e, após um toque, não terminou a corrida.
 Um adendo para Yuki Tsunoda, que estava muito bem, se mantendo em P9, mas rodou depois de mexer nos freios por ordem da equipe, e terminou em P15.

Um agradecimento especial à chuva, porque senão seria muito pior 😴😴

 Na próxima semana, teremos o GP de Barcelona, onde realmente poderemos ver o resultado das atualizações...

Colocação Final do GP de Mônaco.

Informações: Fórmula 1