Foto: RedBull Racing

-19/03/2023-

Atualização: as 19h10 a F1 junto com a FIA reverteram após um recurso da Aston Martin, a punição de Fernando Alonso, que com isso manteve a terceira colocação e garantiu o pódio 100 da carreira! Já passava da 1h00 da manhã de segunda na Arábia quando saiu o documento. Isso é um desrespeito por parte da Federação com os pilotos, os jornalistas e todas as pesssoas que acompanham o esporte!

Só de terminar este GP já me dá um alívio, e terminar sem acidentes é ainda melhor. O mexicano Sergio Perez terminou a corrida como começou, em P1. Apesar de ter perdido a primeira posição por algum tempo para Alonso, não foi suficiente para ameaçar sua vitória. Alonso terminou o GP em P3, atrás apenas das Red Bulls, mas logo após o pódio e durante a edição dessa matéria, ele perdeu a posição para George Russell. Durante o pagamento da punição de 5 segundos por posição de largada incorreta, mexeram no carro e ele recebeu mais 10 segundos de punição, perdendo a posição e terminando em P4.

A declaração da F1 traduzida é a seguinte: "O mecânico do macaco traseiro de Alonso foi mais tarde julgado por ter tocado no carro antes que a penalidade do espanhol tivesse sido cumprida, Alonso recebendo uma penalidade adicional de 10 segundos após a corrida que o derrubou para P4."

Max Verstappen, que largou em P15 depois de uma quebra ontem no Q2, escalou o pelotão e foi beneficiado por um safety car. Quando Lance Stroll, que largou em P4, teve um problema no retorno de energia e abandonou, Verstappen fechou a corrida em P2 e foi considerado o piloto do dia.
As Ferraris tiveram mais um final de semana para esquecer, com Sainz terminando em P6 e Charles em P7. Charles largou em P12 e também teve que escalar o pelotão, mas como parou um pouco antes do Safety Car, não teve o mesmo rendimento e resultado do Max.
O companheiro de George, Lewis Hamilton, terminou em P5, o que é um excelente resultado para a situação atual e as declarações dele, terminar na frente das Ferraris, tão superiores, e ter Lewis ultrapassando Sainz na pista dá a sensação de que nem tudo está perdido.
Em P8 e P9 tivemos a dupla da Alpine, que fez tudo certo neste GP, e seus pilotos não cumpriram nenhum tipo de punição.
E para fechar o top 10, tivemos Kevin Magnussen, que deu o troco e terminou na frente de seu companheiro de equipe, que acabou em P12. Foi um troco, já que na primeira corrida Nico terminou na sua frente.
A batalha da corrida foi pela P15, e ficou a cargo da dupla da McLaren e de Logan Sargeant. Quem saiu melhor foi Piastri na última volta, com Logan terminando em P16, o que foi melhor do que seu companheiro Albon, que teve que abandonar com problemas nos freios.
A Alfa Romeo terminou com Zhou em P13 e Bottas em P18, o último a terminar e o único a levar uma volta.
Já a Alpha Tauri teve uma pequena melhora, mas bem pequena mesmo, com Tsunoda terminando em P11 e Nyck DeVries em P14.
Agora algumas considerações finais. Primeiramente, quando Stroll parou, não era necessário o Safety Car, já que foi em um dos poucos pontos que têm recuo e agulha. Quando todo mundo se perguntou o motivo, a F1 soltou uma declaração dizendo que não tinha visão de onde era o local em que Stroll parou. Agora eu pergunto: foi falta de preparo ou uma palhaçada? Com as câmeras e recursos que têm, essa história está muito mal contada.
Em segundo lugar, a FIA levou em torno de uma hora e esperou o pódio para punir Alonso! De novo, foi uma palhaçada ou falta de preparo? Ficou ruim para Alonso e para George.
Novamente, espero que esses erros não continuem acontecendo, pois está cada vez mais desgastante e feio para o esporte.

O próximo GP é daqui a 15 dias e pode ser regado a café ou energético, dependendo da sua preferência. Então, nos vemos em Melbourne! Ah, e minha preferência é RedBull de Pitaya, se alguém quiser me mandar!

Colocação Final do GP da Arábia Saudita.

Informações: Fórmula 1